quarta-feira, 29 de maio de 2013

Diagnosticando nossos alunos...

Quando pensei em fazer esse blog, gostaria de ter iniciado em fevereiro, porém, devido a inúmeros problemas pessoais não consegui. Bom... como primeira atividade de minhas contribuições, pretendo disponibilizar para vocês uma sequência sobre interpretação textual. Aconselho que esta atividade seja aplicada para os alunos dos 5º anos (antiga 4ª série), ou dependendo do nível dos alunos também pode ser utilizada com os alunos dos 4º anos (antiga 3ª série).

A sequência é um pouco longa, por isso, acredito que não seja possível concluí-la em um dia de aula, mas em vários dias, no mínimo dois ou três.

Esta sequência é apenas uma amostra, pois nos próximos dias estarei disponibilizando uma sequência com 20 atividades sobre substantivos próprios e comuns. Aguardem.
        Colégio____________________________
 
___________,___ de ____________________  de  2013.

Aluno (a): _________________________________
 5º Ano­­____     Professor (a): ______________________ 















 
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS – 1º BIMESTRE
Atividade de Interpretação de texto: Fábulas

As fábulas são histórias contadas há muitos anos em várias partes do mundo. Elas servem para transmitir uma moral, isto é, um ensinamento ou um conselho.
Esopo foi um escravo grego que viveu há cerca de 2.500 anos e que tinha o dom de criar histórias, a maioria delas continham personagens animais que agiam como seres humanos. Por meio dessas histórias, Esopo criticava comportamentos humanos que considerava errado. O escritor francês La Fontaine inspirou-se em Esopo para escrever suas fábulas.

TEXTO 1: A cigarra e a formiga

Tendo a cigarra contado durante todo o verão, viu-se ao chegar o inverno sem nenhuma provisão. Foi à casa da formiga, sua vizinha, e então lhe disse:
– Querida amiga podia emprestar-me um grão que seja de arroz, de farinha ou de feijão? Estou morrendo de fome.
– Faz tempo que não come? – perguntou-lhe a formiga, avara de profissão.
– Faz.
– E o que fez a senhora durante todo o verão?
– Eu cantei – disse a cigarra.
– Cantou, é? Pois agora, dança!
Jean de La Fontaine. Fábulas. Rio de Janeiro: Revan, 2002. P. 10

TEXTO 2: A raposa e a cegonha

Um dia a raposa convidou a cegonha para jantar. Querendo pregar uma peça na outra, serviu a sopa num prato raso. Claro que a raposa tomou toda a sua sopa sem o menor problema, mas a pobre cegonha com seu bico comprido mal pode tomar uma gota. O resultado foi que a cegonha voltou para casa morrendo de fome. A raposa fingiu que estava preocupada, perguntou se a sopa não estava ao gosto da cegonha, mas a cegonha não disse nada. Quando foi embora, agradeceu muito a gentileza da raposa e disse que fazia questão de retribuir o jantar no dia seguinte.
Assim que chegou, a raposa se sentou lambendo os beiços de fome, curiosa para ver as delícias que a outra ia servir. O jantar veio para a mesa numa jarra alta, de gargalo estreito, onde a cegonha podia beber sem o menor problema. A raposa, aborrecidíssima só teve uma saída: lamber as gotinhas de sopa que escorriam pelo lado de fora da jarra. Ela aprendeu muito bem a lição, enquanto ia andando para casa faminta, pensava: “ Não posso reclamar da cegonha. Ela me tratou mal, mas fui grosseira com ela primeiro”.
Moral: Trate os outros assim como deseja ser tratado.
Esopo. Fábulas de Esopo. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2005. p. 36.

Interpretação de texto

1) Marque a alternativa que apresenta a semelhança entre os dois texto:
a) (   ) São textos informativos
b) (   ) Possuem dois personagens
c) (   ) os personagens são humanos
d) (   ) os personagens são animais
e) (   ) são texto fábulas

2) Para responder as questões abaixo leia o texto 1.
a) Quais são os personagens da história?

b) Quem é o autor do texto?

c) O que aconteceu com a cigarra quando o inverno chegou?

d) O que a cigarra poderia ter feito para que sua situação fosse diferente no inverno?

e) Qual foi a atitude da formiga em relação a cigarra?


3) Para responder as questões abaixo leia o texto 2.
a) Quais são os personagens da história?

b) Quem é o autor do texto? E qual é o título do texto?

c) Quantos e quais são os ambientes em que a história acontece?

d) O que a raposa fez com a cegonha?


e) Qual é a moral da história?


4) Ditado:
1. ___________________________________
2. ___________________________________
3. ___________________________________
4. ___________________________________
5.____________________________________
6. ____________________________________
7. ____________________________________
8. ____________________________________
9. _________________________________________________________________________________
10. _________________________________________________________________________________

5) Complete as palavras abaixo:

Lápi____
Apo____tador
Bo____a____a
Li____o
1. Esto____o
2. Lou____a
3. Me_____a
4. Fo____as


6) Separe as sílabas das palavras abaixo:
Casa:_____________________________
Quarto:____________________________
Cozinha:___________________________
Banheiro:__________________________
Sala:______________________________
Varanda:____________________________
Quintal:_____________________________
Garagem:____________________________
Lar:________________________________
Fogão:______________________________

7) Marque as palavras com erros gramaticais:

(  ) auface
(  ) feijão
(  ) sebola
(  ) arros
(  ) batata
(  ) couve
(  ) cenora
(  ) beteraba
(  ) tomate
(  ) berinjela
(  ) rabanete
(  ) pepino





8) Leia com atenção o texto a seguir e responda:

A escola do Marcelo
A minha escola, quer dizer, a escola não é minha, mas é a escola onde eu estudo, fica perto da minha casa. Eu, o Rafa, o Beto e a Aninha vamos juntos para a escola. A Aninha ainda está no pré. Eu e o Rafa estamos no 4º ano. Nossa professora chama Márcia. Na escola a gente vai aprender. Mas, principalmente, a gente vai para aprender a pensar.
(Ruth Rocha, do livro A escola do Marcelo)
a) Qual o título do texto?

b) Quem é o autor(a) do texto?

c) Quais são os personagens do texto?

d) Qual tema do texto?

e) A escola do Marcelo fica longe da casa dele?


9) Observe a cena e crie sua história.






Nenhum comentário:

Postar um comentário